Para sintetizar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentamos o vídeo seguinte:
https://vimeo.com/1203918773?fl=pl&fe=sh
Para sintetizar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentamos o vídeo seguinte:
https://vimeo.com/1203918773?fl=pl&fe=sh
O Eco Código do Agrupamento de Escolas de Nisa é composto por 10 frases que contemplam os temas abordados pela escola, no presente ano letivo, relativamente ao programa Eco Escolas: água, resíduos, energia, biodiversidade, alimentação, floresta, mobilidade, ruído e ação climática.
As frases foram elaboradas pelas turmas em contexto de sala de aula e
apresentadas à comunidade no Dia do Hastear da Bandeira Verde.
No Dia Eco-Escolas/Dia do Aluno (28 de maio), os alunos elaboraram
desenhos relacionados com o ambiente. No centro do póster, foi colocado o
desenho escolhido. No desenho, o “Chapéu” representa o espaço, o “Cabelo”
representa a floresta, uma região de montanha e o mar, e o “Corpo” representa a
praia. Neste desenho, a autora representa os lugares limpos, verdes e saudáveis,
para mostrar que eles deveriam ser assim, limpos e bem tratados.
No início de junho, foi elaborado o póster digital, com recurso ao
“Canva”. Este póster foi elaborado pela aluna autora do desenho, Isabel Mourato, da turma B do 6º ano, sob a
orientação da professora Graça Zacarias.
À semelhança dos outros anos, pretendemos que este código transmita bons
comportamentos a nível ambiental, que contribua para uma vida mais sustentável
e para uma cidadania mais ativa. Será mais uma forma de sensibilizar a
comunidade escolar para as questões ambientais.
No passado dia 8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado na escola com uma sessão de sensibilização dedicada ao impacto do lixo terrestre nos ecossistemas marinhos, alertando para o facto de que tudo o que deitamos para o chão pode ir parar ao mar. Para colocar a mensagem em prática, a turma A do 8.º ano dinamizou uma ação de limpeza no espaço escolar, uma iniciativa desenvolvida na disciplina de Físico-Química.
https://vimeo.com/1203973693?share=copy&fl=cl&fe=ci
O projeto "Muros com Vida" mobilizou os alunos do 3.º Ciclo, PIEF e Curso Profissional de Animação Sociocultural para a criação de um mural colaborativo. A pintura retrata o ecossistema do Tejo Internacional e destaca o Grifo como símbolo ecológico local. Inspirada no manifesto Trash Animals de Bordalo II, a obra utiliza exclusivamente técnicas de pintura para quebrar o realismo da ave, substituindo as suas asas por um mosaico de polígonos coloridos e vibrantes que servem como uma metáfora visual para alertar sobre o impacto da poluição na biodiversidade.
O processo envolveu as turmas em debates sobre
sustentabilidade e na criação de desenhos individuais nas disciplinas de
Educação Visual e Área de Expressões. O desenho vencedor, da autoria da aluna Maria
Clavijo do 9.º ano, foi selecionado pelo Conselho Eco-Escolas e transposto para
o muro de forma coletiva. A intervenção artística final aliou a teoria à
prática, transformando o espaço escolar num manifesto visual pintado que
reforça a urgência da preservação ambiental e da redução da pegada ecológica.
No âmbito do Desafio "Recreios com Vida", os alunos dos Cursos Profissionais de Desporto (12.º ano) e de Animação Sociocultural (10.º ano) do Ensino Secundário uniram esforços para dinamizar os intervalos dos mais novos. Ao longo dos meses de abril e maio, todas as sextas-feiras, entre as 10h30 e as 11h00, o recreio do 1.º Ciclo transformou-se num palco de jogos tradicionais e de atividades construídas com materiais recicláveis.
No passado dia 28 de maio, a nossa escola assinalou, em simultâneo, o Dia Eco-Escolas e o Dia do Aluno, proporcionando uma manhã repleta de atividades educativas, lúdicas e de sensibilização ambiental.
Ao longo da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar os diversos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Eco-Escolas ao longo do ano letivo. Participaram ainda em várias atividades, entre as quais jogos temáticos, percursos de bicicleta e atividades de expressão plástica relacionadas com a preservação do ambiente e a sustentabilidade.
A comunidade educativa foi também convidada a testar conhecimentos sobre o ciclo da água e a correta separação dos resíduos. Entre as atividades realizadas, destacou-se ainda a demonstração de um carro movido a energia solar, proporcionando aos participantes um contacto direto com formas de energia renovável e sustentável.
Esta iniciativa constituiu um importante momento de partilha, aprendizagem e consciencialização ambiental, reforçando o compromisso da escola com a promoção de hábitos e comportamentos mais sustentáveis, bem como com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.
Agradecemos a todos os alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e restantes participantes que contribuíram para o sucesso desta atividade.
https://vimeo.com/1203960629?utm_source=email&utm_medium=vimeo-email&utm_campaign=44349
Os alunos do 12º ano realizaram ontem uma visita de estudo, muito especial, à Cascata do Monte Sete, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. Esta aventura na natureza foi o prémio recebido por esta turma, que se sagrou vencedora no concurso de recolha de pilhas e baterias usadas. Graças ao esforço coletivo e empenho de toda a comunidade escolar, e em particular desta turma, conseguimos desviar mais de 100 kg de resíduos perigosos dos aterros sanitários, protegendo os solos e as águas da nossa região!
Durante esta verdadeira aula viva na natureza, alunos e professores acompanhantes realizaram uma caminhada interpretativa, que foi orientada pelo representante da Quercus. Sob a sua orientação, os estudantes observaram a biodiversidade local, ligando de forma prática a teoria das aulas à realidade no terreno, com especial relevo para a importância de proteger a água e os ecossistemas.
Agradecemos à Autarquia o apoio que deu a esta iniciativa com a cedência do transporte para o grupo.
Expressamos o nosso sincero agradecimento ao professor José Janela, representante da Quercus, pela excelente partilha de conhecimento e sensibilização ambiental ao longo de todo o percurso.
Parabéns à turma vencedora e a todos os que contribuíram para este grande resultado ecológico!No âmbito do projeto “Um dia sobre rodas – A segurança na estrada começa em ti”, a escola viveu hoje um dia de cidadania ativa. Os alunos do 9.º ano promoveram, ontem, sessões de sensibilização para os colegas do 2.º e 5.º anos. Hoje, estes alunos realizaram um percurso rodoviário para vivenciarem, na prática, o que aprenderam no dia anterior.
Entre bicicletas e carrinhos, os mais novos aprenderam a respeitar sinais e regras de segurança, sob o olhar atento dos "mentores" do 9.º ano. Esta iniciativa interdisciplinar (D.A.C.) uniu várias disciplinas e o projeto Eco-Escolas para promover a mobilidade sustentável e a prevenção rodoviária.