segunda-feira, 15 de junho de 2026

MUROS COM VIDA

  O projeto "Muros com Vida" mobilizou os alunos do 3.º Ciclo, PIEF e Curso Profissional de Animação Sociocultural para a criação de um mural colaborativo. A pintura retrata o ecossistema do Tejo Internacional e destaca o Grifo como símbolo ecológico local. Inspirada no manifesto Trash Animals de Bordalo II, a obra utiliza exclusivamente técnicas de pintura para quebrar o realismo da ave, substituindo as suas asas por um mosaico de polígonos coloridos e vibrantes que servem como uma metáfora visual para alertar sobre o impacto da poluição na biodiversidade.

  O processo envolveu as turmas em debates sobre sustentabilidade e na criação de desenhos individuais nas disciplinas de Educação Visual e Área de Expressões. O desenho vencedor, da autoria da aluna Maria Clavijo do 9.º ano, foi selecionado pelo Conselho Eco-Escolas e transposto para o muro de forma coletiva. A intervenção artística final aliou a teoria à prática, transformando o espaço escolar num manifesto visual pintado que reforça a urgência da preservação ambiental e da redução da pegada ecológica.




        














segunda-feira, 1 de junho de 2026

RECREIOS COM VIDA - JOGOS SUSTENTÁVEIS ANIMAM 1.º CICLO

   No âmbito do projeto Eco-Escolas – Desafio "Recreios com Vida", os alunos dos Cursos Profissionais de Desporto (12.º ano) e de Animação Sociocultural (10.º ano) do Ensino Secundário uniram esforços para dinamizar os intervalos dos mais novos. Ao longo dos meses de abril e maio, todas as sextas-feiras, entre as 10h30 e as 11h00, o recreio do 1.º Ciclo transformou-se num palco de jogos tradicionais e de atividades construídas com materiais recicláveis.

  Os jogos foram planeados estrategicamente: os alunos de Desporto idealizaram várias dinâmicas na disciplina de Área de Integração, enquanto os alunos de Animação Sociocultural desenvolveram outros jogos e apoiaram diretamente a sua implementação no terreno. O grande motor semanal destas manhãs foi a "Brigada dos Recreios com Vida", que assumiu a organização das equipas, a explicação das regras e o acompanhamento dos jogos, integrando progressivamente os próprios alunos do 1.º Ciclo na liderança das atividades.
   Do universo de 160 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, cerca de 80 participaram ativamente nas diversas propostas, que incluíram jogos cooperativos, de tabuleiro, musicais, atividades motoras e circuitos de reciclagem.
 O balanço final não podia ser mais positivo. Os alunos aderiram com enorme entusiasmo, demonstrando um forte espírito de equipa e respeito mútuo. Além de promover a atividade física, o convívio e a criatividade, o projeto cumpriu com distinção o seu papel pedagógico, sensibilizando a comunidade escolar para a sustentabilidade ambiental através da reutilização de materiais. Com esta iniciativa, transformámos o espaço escolar e garantimos "Recreios com Vida", mais ativos, divertidos e felizes para todos.

   










DIA DO ALUNO / DIA ECO-ESCOLAS

 No passado dia 28 de maio, a nossa escola assinalou, em simultâneo, o Dia Eco-Escolas e o Dia do Aluno, proporcionando uma manhã repleta de atividades educativas, lúdicas e de sensibilização ambiental.

 Ao longo da manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e apreciar os diversos trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto Eco-Escolas ao longo do ano letivo. Participaram ainda em várias atividades, entre as quais jogos temáticos, percursos de bicicleta e atividades de expressão plástica relacionadas com a preservação do ambiente e a sustentabilidade.

 A comunidade educativa foi também convidada a testar conhecimentos sobre o ciclo da água e a correta separação dos resíduos. Entre as atividades realizadas, destacou-se ainda a demonstração de um carro movido a energia solar, proporcionando aos participantes um contacto direto com formas de energia renovável e sustentável.

 Esta iniciativa constituiu um importante momento de partilha, aprendizagem e consciencialização ambiental, reforçando o compromisso da escola com a promoção de hábitos e comportamentos mais sustentáveis, bem como com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis.

 Agradecemos a todos os alunos, docentes, assistentes operacionais, encarregados de educação e restantes participantes que contribuíram para o sucesso desta atividade.
















quinta-feira, 21 de maio de 2026

TURMA PREMIADA VISITA A SERRA DE S. MAMEDE

   Os alunos do 12º ano realizaram ontem uma visita de estudo, muito especial, à Cascata do Monte Sete, em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede. Esta aventura na natureza foi o prémio recebido por esta turma, que se sagrou vencedora no concurso de recolha de pilhas e baterias usadas. Graças ao esforço coletivo e empenho de toda a comunidade escolar, e em particular desta turma, conseguimos desviar mais de 100 kg de resíduos perigosos dos aterros sanitários, protegendo os solos e as águas da nossa região!

  Durante esta verdadeira aula viva na natureza, alunos e professores acompanhantes realizaram uma caminhada interpretativa, que foi orientada pelo representante da Quercus. Sob a sua orientação, os estudantes observaram a biodiversidade local, ligando de forma prática a teoria das aulas à realidade no terreno, com especial relevo para a importância de proteger a água e os ecossistemas.

   Agradecemos à Autarquia o apoio que deu a esta iniciativa com a cedência do transporte para o grupo.

   Expressamos o nosso sincero agradecimento ao professor José Janela, representante da Quercus, pela excelente partilha de conhecimento e sensibilização ambiental ao longo de todo o percurso.

     Parabéns à turma vencedora e a todos os que contribuíram para este grande resultado ecológico! 

   
  
   






  

 



  

  
  
  










quarta-feira, 22 de abril de 2026

"UM DIA SOBRE RODAS" - Mobilidade sustentável e segurança rodoviária

  No âmbito do projeto “Um dia sobre rodas – A segurança na estrada começa em ti”, a escola viveu hoje um dia de cidadania ativa. Os alunos do 9.º ano promoveram, ontem, sessões de sensibilização para os colegas do 2.º e 5.º anos. Hoje, estes alunos realizaram um percurso rodoviário para vivenciarem, na prática, o que aprenderam no dia anterior.

   Entre bicicletas e carrinhos, os mais novos aprenderam a respeitar sinais e regras de segurança, sob o olhar atento dos "mentores" do 9.º ano. Esta iniciativa interdisciplinar (D.A.C.) uniu várias disciplinas e o projeto Eco-Escolas para promover a mobilidade sustentável e a prevenção rodoviária.