segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Planta invasora Ludwigia grandiflora

    No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Português e do Projeto Eco-Escolas, as turmas do 8ºA e do PIEF, participaram, no passado dia 19 de novembro, numa Saída de campo à ETA e à Albufeira da Barragem de Póvoa e Meadas para a apresentação do Projeto “Erradicação, Controlo e Prevenção da Espécie Invasora Aquática Ludwigia grandiflora”.

     Os alunos foram recebidos na Estação de Tratamento de Água, onde foi servido um almoço volante. Em seguida, foram para a Albufeira da Barragem de Póvoa e Meadas onde o biólogo Jael Palhas fez uma apresentação das espécies invasoras e das espécies nativas do local. Posteriormente, os alunos foram convidados a participar na plantação de espécies nativas.
   

    Esta planta invasora, de origem americana, foi detetada nesta barragem em 2022, invadindo uma extensão significativa das margens em pouco tempo. É uma planta anfíbia que tanto cresce na água como em terra, com enormes impactos na biodiversidade, nas atividades humanas e na qualidade da água.








 









BIODIVERSIDADE: Preservar e regenerar

    De forma a promover o envolvimento dos alunos na preservação do meio ambiente e na proteção da biodiversidade, os alunos que participam no Clube Eco-escolas estiveram a construir ninhos. Assim, podemos ajudar a fauna local!

    Para a construção dos ninhos foram (re)utilizadas rolhas de cortiça, dando um novo uso a este material que de outra forma seria desperdiçado, através de uma recolha coletiva.

   A ideia foi utilizar as rolhas de cortiça (material sustentável e natural que proporciona isolamento térmico e de proteção), como blocos de construção, colando-as numa caixa de cartão, para criar a estrutura do ninho. 

     Após a construção, os alunos foram colocar o ninho numa das árvores do Centro Escolar.