sexta-feira, 28 de junho de 2019

Visita ao CC Viva do Alviela - CARSOSCÓPIO

   No passado dia 13 de junho, a turma que ganhou o “concurso de recolha de pilhas usadas” foi visitar o Centro de Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio.
   Esta jornada começou com um banho na água fresca da praia fluvial dos Olhos d’Água do Alviela.    Depois de um almoço convívio, a turma visitou as diversas exposições do Carsoscópio (espaço interativo de ciência e tecnologia): Geódromo, Carso e Quiroptário.
   No Geódromo os alunos foram desafiados a fazer uma viagem incrível de 175 milhões de anos para acompanhar a formação e evolução do Maciço Calcário Estremenho, lamentando não ter usufruido do simulador de realidade virtual devido a avaria. 
   Visitaram também o Carso, através de um filme 3D, onde foi desvendado o percurso subterrâneo da água nos 180 km2 da bacia que alimenta a nascente do Alviela. Nesta exposição "fizeram chover " sobre o carso, observaram como circula a água nestas importantes reservas de água e o que aconteceria se um camião cisterna derramasse gasolina numa região calcária. 
   Por fim, visitaram o Quiroptário onde a monitora ajudou a desmistificar alguns mitos e crenças sobre os morcegos. Experimentaram aumentar a capacidade de audição, “viram” como um morcego utiliza a ecolocalização e descobriram o que comem. Aproveitaram para espreitar a vida dos morcegos que usam as grutas do Alviela como abrigo de maternidade.
   O balanço foi bastante positivo, tendo a visita decorrido sem incidentes e com manifestações de interesse e agrado por parte dos quinze alunos que participaram de forma correta e empenhada nas atividades proporcionadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário