segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Novo desafio | Aqui há vida! – Dia Mundial das Zonas Húmidas 1 a 8 de fevereiro

   No âmbito do Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora a 2 de fevereiro, o Programa Eco Escolas convida todos os alunos e respetivas famílias a celebrar este dia e a promover a sensibilização de todos para a importância destes ecossistemas.

   O desafio que se propõe é simples:
Desenha a biodiversidade que habita nas diferentes zonas húmidas. O desenho é livre, pode ser de apenas uma espécie ou uma junção de várias.
Dá asas á tua imaginação!

Partilha o teu desenho através das redes sociais (facebook, instagram), usando o hashtag #HáVidaNasZonasHúmidas
Podem participar no desafio entre os dias 1 e 8 de fevereiro.

Este dia é celebrado anualmente com o objetivo de aumentar a consciência global acerca do papel vital das zonas húmidas para a humanidade e para o planeta.
O tema deste ano dá relevo às zonas húmidas como uma fonte de água potável, encorajando ações que contribuam para o seu restauro e impeçam a sua destruição. Enfrentamos uma crise hídrica crescente que ameaça a população e o planeta, sendo que usamos mais água potável do que a natureza pode repôr e estamos a destruir os ecossistemas de zonas húmidas dos quais a água e a vida mais dependem.
 
Zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral. Viveiros de peixes, arrozais, salinas constituem zonas húmidas criadas pelas populações.

Para mais informação acerca desta temática, podes consultar:  
https://www.icnf.pt/api/file/doc/bd35ebe882957739
e o site da ABAE:
https://ecoescolas.abae.pt/aqui-ha-vida-dia-mundial-das-zonas-humidas/

Serão premiados os melhores trabalhos que sejam submetidos na plataforma
Eco Escolas. Cada escola poderá submeter até 20 trabalhos.


Sem comentários:

Enviar um comentário