quarta-feira, 2 de março de 2022

Projeto Muros com Vida

    O Projeto “Muros com Vida” pretende alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies. 
    O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade. O município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana. 
    O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre de um muro dentro do recinto escolar, de livre acesso e uso coletivo (acesso ao bloco antigo). As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos. 
    
    Público-alvo: Alunos de Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário. 

   Objetivos: 
– Promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte; 
– Incentivar à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola; 
– Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas; 
– Melhorar o aspeto estético do recinto escolar e/ou do espaço público do município; 
– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade; 
– Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação.
    
    A concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre a Autarquia e a Eco Escola do concelho. VAMOS DAR VIDA A ESTE MURO?

Sem comentários:

Enviar um comentário