O Projeto “Muros com Vida” pretende alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.
O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e
agregador do espaço público, como espaço de educação, espaço de arte, espaço de contemplação e espaço de partilha e comunicação dos princípios de sustentabilidade.
O município, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
O Projeto “Muros com Vida” consiste na realização de pinturas ao ar livre de um muro dentro do recinto escolar, de livre acesso e uso coletivo (acesso ao bloco antigo).
As pinturas devem enquadrar-se nos temas do ano Eco Escolas “Biodiversidade: Preservar e Regenerar” e “Espaços exteriores”, podendo integrar ecossistemas como florestas, terras agrícolas, zonas húmidas e oceanos.
Público-alvo: Alunos de Jardim de Infância, 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.
Objetivos:
– Promover um novo olhar sobre os territórios, centrado na arte;
– Incentivar à preservação e valorização do espaço público, quer dentro do recinto escolar, quer fora da escola;
– Sublinhar a importância da preservação/recuperação de ecossistemas;
– Melhorar o aspeto estético do recinto escolar e/ou do espaço público do município;
– Trabalhar a expressão artística, explorando o potencial criativo das crianças e jovens, exteriorizando preocupações, ações, comportamentos e realidades no âmbito da sustentabilidade;
– Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação.
A concretização do projeto implica a conjugação de sinergias entre a Autarquia e a Eco Escola do concelho. VAMOS DAR VIDA A ESTE MURO?
Sem comentários:
Enviar um comentário