quarta-feira, 2 de março de 2022

Projeto "O mar começa aqui ..."

    Após a ocorrência de fenómenos de precipitação, o percurso das águas pluviais, é inicialmente feito à superfície nas áreas impermeáveis, como por exemplo, telhados, pátios e valetas de arruamentos, mas é rapidamente conduzida para os coletores instalados subterraneamente, através das sarjetas e sumidouros, onde flui até ser devolvida aos cursos naturais de água, lagos, lagoas, baías ou no mar. 

    No entanto, as sarjetas e os sumidouros são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

    Com este projeto pretende-se alertar e sensibilizar a população, em geral, e para a comunidade escolar, em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos. Assim, os seus objetivos são:

  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
  • Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
  • Implementar estratégias de cooperação escolas/autarquias para a promoção da sustentabilidade.
    Como participar?

    Os interessados devem criar uma imagem (até ao dia 21 de março) que possa ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência. A imagem deve ser entregue à Professora Paula Franco.

    Como é feita a seleção da imagem?
    
    As imagens recebidas são apresentadas ao Conselho Eco Escolas. A imagem selecionada pelos membros deste Conselho será pintada pelo aluno que a criou no dia 20 de maio.  

    ESTAMOS A CONTAR CONTIGO. PARTICIPA!


Sem comentários:

Enviar um comentário