quarta-feira, 29 de junho de 2022

Balanço final

     Mais um ano letivo chegou ao fim e, por isso, queremos agradecer a todos os que connosco colaboraram. Sem essa colaboração não teríamos conseguido alcançar os nossos objetivos em prol do ambiente. Nunca é demais salientar que o contributo de cada um e de todos em conjunto é essencial para tornar possível a sustentabilidade do planeta Terra.

    Consideramos que as campanhas realizadas para recolha de vários resíduos, como equipamentos elétricos e eletrónicos, pilhas, tampinhas e roupas usadas, e as atividades criativas a elas associadas, ajudaram os alunos a ficar mais sensibilizados para a política dos 5R’s, isto é, a repensar hábitos, a recusar produtos que geram impactos negativos sobre o meio ambiente, a reduzir o consumo, a reutilizar os materiais e a reciclar o lixo. Todas as atividades realizadas ao longo do ano letivo, bem como a comemoração do Dia da Terra, da Árvore, da Água, da Energia e dos Oceanos, contribuíram para sensibilizar para uma cidadania mais ativa, participativa e preocupada com os valores ambientais.

    Neste último período, concretizámos os projetos “O mar começa aqui!” e “Muros com vida”, em parceria com a Autarquia. No âmbito do projeto “O mar começa aqui!”, foram pintadas duas sarjetas, uma no exterior e outra no interior do Centro Escolar, com o objetivo de alertar a comunidade para a incorreta deposição de resíduos e para a poluição da água doce e da água do mar, uma vez que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”. Em relação ao projeto “Muros com vida”, através da arte urbana, foi pintado um muro no interior do Centro Escolar, para alertar e mobilizar a comunidade para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos, com repercussões nas alterações climáticas e na extinção em massa de várias espécies.


    Durante as férias não te esqueças que o planeta precisa de ser cuidado! 

2021/2022


Sem comentários:

Enviar um comentário