No âmbito do projeto Eco-Escolas – Desafio "Recreios com Vida", os alunos dos Cursos Profissionais de Desporto (12.º ano) e de Animação Sociocultural (10.º ano) do Ensino Secundário uniram esforços para dinamizar os intervalos dos mais novos. Ao longo dos meses de abril e maio, todas as sextas-feiras, entre as 10h30 e as 11h00, o recreio do 1.º Ciclo transformou-se num palco de jogos tradicionais e de atividades construídas com materiais recicláveis.
Os jogos foram planeados estrategicamente: os alunos de Desporto idealizaram várias dinâmicas na disciplina de Área de Integração, enquanto os alunos de Animação Sociocultural desenvolveram outros jogos e apoiaram diretamente a sua implementação no terreno. O grande motor semanal destas manhãs foi a "Brigada dos Recreios com Vida", que assumiu a organização das equipas, a explicação das regras e o acompanhamento dos jogos, integrando progressivamente os próprios alunos do 1.º Ciclo na liderança das atividades.
Do universo de 160 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, cerca de 80 participaram ativamente nas diversas propostas, que incluíram jogos cooperativos, de tabuleiro, musicais, atividades motoras e circuitos de reciclagem.
O balanço final não podia ser mais positivo. Os alunos aderiram com enorme entusiasmo, demonstrando um forte espírito de equipa e respeito mútuo. Além de promover a atividade física, o convívio e a criatividade, o projeto cumpriu com distinção o seu papel pedagógico, sensibilizando a comunidade escolar para a sustentabilidade ambiental através da reutilização de materiais. Com esta iniciativa, transformámos o espaço escolar e garantimos "Recreios com Vida", mais ativos, divertidos e felizes para todos.










Sem comentários:
Enviar um comentário