sexta-feira, 28 de junho de 2024

Jogo didático "O ar que eu respiro"

   Este desafio foi apresentado aos alunos de 5º ano, no final do subtema "Importância do ar para os seres vivos." 

   Na disciplina de Ciências Naturais, em pequeno grupo, os alunos elaboraram questões sobre os principais poluentes, as fontes de poluição, as consequências e os efeitos da poluição atmosférica e possíveis resoluções para o problema.

   Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, os alunos trabalharam a pares. Cada um dos pares escolheu uma plataforma digital para criar o jogo.







   Depois de analisados todos os jogos, foi escolhido o que melhor se adequava ao regulamento da ABAAE.

REGRAS:

1. Para aceder ao jogo, deve clicar no link seguinte: https://www.baamboozle.com/game/2262160

2. Dividir a turma em equipas de 2 ou mais jogadores.

3. O “árbitro” do jogo, por exemplo o professor, clica no Baamboozle.   

4. Em seguida, escolhe:

o número de equipas que pretende formar, 

o “tamanho da  grade” (8, 16 ou 24) e

o modo de jogo. 

5. No ecrã surgem as cartas (8, 16 ou 24) viradas ao contrário e a identificação das equipas. Em jogo estão cartas com perguntas e cartas surpresa que podem ajudar as equipas a ganhar ou a perder pontos. 

6. A “equipe 1” começa a jogar indicando o número da carta que pretende virar. 

7. O “árbitro” clica no número escolhido e a carta vira. A equipa responde e o “árbitro” clica em “verificar”. Se a resposta dada estiver errada, o “árbitro” clica em “Oops!”, se estiver correta, clica em “Okay”.

8. Os pontos são registados automaticamente na equipa e o jogo passa para a equipa seguinte, de acordo com o referido no ponto anterior.

9. No final, vence a equipa com mais pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário